Mais de 200 jovens atletas, que participaram dos JERJ 2024, embarcam no sonho de novas vitórias
Estudantes-atletas, de diferentes modalidades esportivas, tiveram a primeira experiência de viajar de avião, dia 20 de setembro, ao embarcarem para Recife. Em busca de novas medalhas, mais de 200 jovens do Time RJ vão representar o Estado do Rio de Janeiro nesta 4ª edição dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 2024. Na faixa etária entre 11 e 16 anos, os estudantes participaram dos Jogos Escolares estaduais (JERJ) e foram classificados para as competições nacionais. Eles carregam na bagagem o sonho de voar ainda mais alto e, quem sabe, um dia chegar aos Jogos Olímpicos como atletas profissionais.
A ECOS (Espaço, Cidadania e Oportunidades Sociais) desempenhou um papel fundamental na organização e realização das seletivas dos JERJ 2024. Acompanhando os estudantes desde o início dessa jornada, a ECOS reforça seu compromisso com a formação esportiva e o desenvolvimento social desses meninos e meninas. O coordenador técnico da ECOS, Riverson Medeiros, destaca a importância do esporte na vida desses adolescentes pois reforça valores como disciplina, respeito, coletividade e determinação:
Temos grande experiência em projetos sociais na área esportiva. A intenção é sempre fomentar o esporte nas escolas públicas e privadas, ajudando a formar grandes atletas no futuro. A equipe que acompanha os jovens é composta por técnicos esportivos, nutricionistas e representantes do estado do Rio de Janeiro. Os colaboradores da ECOS também estarão em Recife para acompanhar os jogos de perto", disse Medeiros ressaltando que projeto é uma parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, onde a organização social realiza uma gestão pactuada.
Os irmãos Murilo e Miguel Silva de Abreu, de apenas 13 anos, são exemplos dessa dedicação. Depois de se destacarem no atletismo durante as seletivas do JERJ, agora têm a chance de competir nacionalmente.
Meu sonho é ser atleta profissional e vou conseguir. O treinamento foi pesado, mas estou muito feliz por representar o Rio de Janeiro,” declarou Murilo antes de embarcar.
Essa é a primeira vez que eles competem em um evento desse porte, e as preparações intensas os deixam confiantes para buscar medalhas e, mais que isso, curtir essa experiência de vida. Com uma estrutura que inclui acompanhamento técnico, psicológico e apoio nutricional, a organização social se empenha em garantir que os atletas tenham todo o suporte necessário para enfrentar esse grande desafio em Recife.
Depois de toda inspiração dos últimos meses, com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, quando o Brasil conquistou 20 e 48 medalhas respectivamente, é impossível duvidar do potencial e rendimento dos nossos atletas, e essa carreira começa cedo, na infância e adolescência, e precisa ser incentivada. A atuação da ECOS vai além das competições locais: promove a inclusão e a valorização do esporte na vida de muitos jovens, em situação de vulnerabilidade social, não apenas auxiliando durante as competições, mas também dando a oportunidade de desenvolverem habilidades essenciais para o ser humano.
O coordenador técnico da ECOS destaca a importância do trabalho realizado no fomento do esporte escolar, promovendo a superação, a excelência atlética e, acima de tudo, a formação de cidadãos preparados para enfrentar os desafios dentro e fora das quadras. E quem sabe, em um futuro não tão distante, trazendo uma medalha Olímpica, no peito, para o Brasil.
Saiba mais sobre o JERJ em www.jerj.com.br
Comments